Trabalhos

01/05

iNÍCIO DA SUBMISSÃO

27/06

FINAL DA SUBMISSÃO

25/07

RESULTADO

31/07

LIMITE PAG. INSCRIÇÃO

09/08

CRONOGRAMA DE APRESENTAÇÃO

DIRETRIZES PARA SUBMISSÃO DE TRABALHOS CIENTÍFICOS CATEGORIA PÔSTER E 

PRÊMIO DE PESQUISA PROFª DÉBORA FEIJÓ VIEIRA

Os trabalhos terão data de início de submissão em 01/maio/2024 e será encerrado o prazo em 27/junho/2024. Será considerada a data do envio pelo site do evento como dia da submissão. Não haverá prorrogação deste prazo.  

  • Os trabalhos para Pôster deverão ser encaminhados via on-line, com o preenchimento do formulário eletrônico no site do evento https://cieti.com.br/trabalhos/.  
  • Os autores poderão realizar a inscrição para o Prêmio de Pesquisa Profª Débora Feijó Vieira com o preenchimento do formulário eletrônico no site do evento https://cieti.com.br/trabalhos/, no qual deve ser anexado o arquivo com o parecer consubstanciado de aprovação da realização do trabalho emitido pelo Comitê de Ética (CEP) institucional; e se for necessário, anexar os arquivos com tabelas/quadros/figuras/gráficos em pdf.
  • Após a conclusão do preenchimento e envio do trabalho, será encaminhado automaticamente para o e-mail cadastrado do autor relator a confirmação da submissão. Atenção para a área de spam do e-mail do autor relator, é de responsabilidade do autor relator o acompanhamento das mensagens no seu email.
  • Para a submissão do resumo para Pôster ou para o Prêmio o autor relator necessitará estar inscrito no evento; entretanto, o pagamento da inscrição poderá ser efetuado até dia 31/junho/2024, sem prorrogação deste prazo.
  • O valor da inscrição no III Congresso Internacional de Enfermagem em Terapia Intensiva – CIETI e IX Congresso Latino-americano de Enfermagem Crítica obedecerá ao calendário progressivo estabelecido para o evento.
  • Serão aceitos trabalhos originais, revisões de literatura, descrições de caso, relatos de experiência e práticas institucionais inovadoras ou relatos de inovação, cuja temática esteja relacionada exclusivamente com a terapia intensiva e em uma das interfaces: assistência, gestão, ensino e inovação.
  • Serão aceitos trabalhos nos idiomas português, espanhol e inglês.
  • Somente serão aceitos trabalhos com até seis
  • Somente serão aceitos dois trabalhos para cada autor relator.
  • Os autores não deverão submeter mais de um resumo com a mesma casuística, exceto nos casos em que o enfoque for claramente diferente. No caso de submissão múltipla, a comissão científica avaliará e escolherá apenas o resumo que melhor represente os resultados.
  • No caso de submissão dupla do mesmo trabalho serão automaticamente descartadas as submissões mais antigas, será considerada apenas a submissão mais recente (a última submissão) para a avaliação.
  • Os trabalhos para Pôster serão analisados pela Comissão Científica do III Congresso Internacional de Enfermagem em Terapia Intensiva – CIETI e IX Congresso Latino-americano de Enfermagem Crítica e para o Prêmio de Pesquisa Profª Débora Feijó Vieira pela comissão julgadora do prêmio.
  • Terão preferência os trabalhos inéditos, ainda não apresentados em outros congressos ou publicados em periódicos científicos.
  • A comunicação sobre a aprovação dos trabalhos será através de publicação na página do evento até a data de 25/julho/2024, junto com o template e regras para apresentação dos mesmos (Pôster ou Prêmio de Pesquisa).
  • O resumo do Pôster deverá ter no máximo 3500 caracteres com espaço (exceto título, descritores e referências) e obedecer estritamente às normas abaixo anunciadas.
  • Resumos fora das nrmas não serão considerados para análise.
  • Ao submeter o trabalho no formato resumo para Pôster o autor deverá escolher uma das categorias que mais se aproxima ao trabalho científico: 1) assistência, 2) gestão, 3) ensino, ou 4) inovação.
  • Será obrigatório a indicação do número CAEE do parecer consubstanciado de aprovação da realização do trabalho emitido pelo Comitê de Ética (CEP) institucional no corpo do resumo para Pôster para: pesquisa original e descrição de caso.
  • Deve-se evitar o uso de abreviaturas. Nos casos em que elas sejam absolutamente necessárias, deve-se colocar o significado por extenso na primeira vez em que forem citadas.
  • Título: com no máximo 150 caracteres com espaço.
  • Autores e Instituições: não serão aceitos trabalhos que identifiquem os autores ou instituições no título, na descrição da metodologia ou em qualquer outra seção do texto. Haverá um campo específico no formulário para inclusão dos nomes e instituições. Caso os autores e instituições sejam citados o resumo será desclassificado.
  • Resumo estruturado: seguir as orientações descritas no item 6 de acordo com cada tipo de pesquisa.
  • Não serão aceitas figuras e/ou tabelas para os resumos para o Pôster.
  • Atentar para os aspectos éticos descritos em cada tipo de pesquisa no item 6; não serão aceitos trabalhos que não respeitarem os aspectos éticos descritos nestas diretrizes.
  • Descritores: mínimo um e no máximo três descritores em saúde (no idioma do resumo) que permitam identificar o assunto do resumo de acordo com os Descritores em Ciências da Saúde da Biblioteca Virtual em Saúde (DECS) http://decs.bvs.br/
  • Referências: mínimo uma e no máximo três e devem ser apresentadas no texto e nas referências em estilo Vancouver devidamente citadas no corpo do texto.
  • As orientações para confecção do Pôster serão publicadas no site do evento até 25/junho/2024.
  • O autor relator deverá estar presente na data e horário determinados pela comissão científica do evento, sem possibilidade de alteração no cronograma de apresentação.
  • O cronograma de apresentações será publicado no site do evento até 09/agosto/2024.
  • Os três melhores Pôsteres, em cada categoria, receberão certificado como “Pôster destaque na categoria XXX do III Congresso Internacional de Enfermagem em Terapia Intensiva – CIETI e IX Congresso Latino-americano de Enfermagem Crítica”.
  • Pesquisa original: são contribuições destinadas a divulgar resultados oriundos de projetos de pesquisa. Todos os resumos submetidos nesta categoria devem ser derivados de projetos aprovados por um Comitê de Ética em Pesquisa (CEP), no caso de projetos envolvendo seres humanos, ou por uma Comissão de Ética para o Uso de Animais (CEUA). Não devem ser enviadas propostas de projetos ou trabalhos que não apresentem resultados. Introdução: contextualizar de forma breve e clara a temática estudada com referenciais atualizados. Objetivo: deve ser claro, conciso e descrito no tempo verbal infinitivo. Método: tipo de estudo, local e período do estudo, população/amostra, critérios de inclusão e exclusão, coleta de dados, tipo de análise, aspectos éticos e o número do CAEE (obrigatório). Resultados: devem ser concisos, informativos, de acordo com os objetivos propostos, apresentando os principais resultados. Conclusões ou Considerações finais: deve responder os objetivos propostos. Contribuições e implicações para prática: expressar as considerações sobre as implicações teórico-práticas.

Descritores: mínimo um e no máximo três descritores em saúde (no idioma do resumo) que permitam identificar o assunto do resumo de acordo com os Descritores em Ciências da Saúde da Biblioteca Virtual em Saúde (DECS) http://decs.bvs.br/

Referências: mínimo uma e máximo três, e devem ser apresentadas no texto e nas referências em estilo Vancouver devidamente citadas no corpo do texto.

  • Estudo de revisão: trata-se da síntese e comparação de resultados de estudos. Serão aceitas somente revisões integrativas e sistemáticas. Introdução: contextualizar de forma breve e clara a temática estudada com referenciais atualizados. Objetivo: deve ser claro, conciso e descrito no tempo verbal infinitivo. Método: tipo de estudo (referencial adotado), base de dados e

processo de busca, questão norteadora, descritores, idioma, período, critérios de inclusão e exclusão, categorização e análise dos dados. Resultados: devem ser concisos, informativos, de acordo com os objetivos propostos e apresentar os principais elencados no estudo. Conclusões ou Considerações finais: deve responder os objetivos propostos. Contribuições e implicações para prática: expressar as considerações sobre as implicações teórico-práticas.

Descritores: mínimo um e no máximo três descritores em saúde (no idioma do resumo) que permitam identificar o assunto do resumo de acordo com os Descritores em Ciências da Saúde da Biblioteca Virtual em Saúde http://decs.bvs.br/

Referências: mínimo uma e no máximo três e devem ser apresentadas no texto e nas referências em estilo Vancouver devidamente citadas no corpo do texto.

  • Descrição de caso: são contribuições descritivas e contextualizadas, a partir de um caso ou situação assistencial única não planejada e rara, que seja relevante para divulgação aos profissionais de saúde. Todos os resumos submetidos nesta categoria devem ser derivados de projetos aprovados por um Comitê de Ética em Pesquisa (CEP) ou apresentação do termo de autorização da utilização dos dados assinado pelo paciente/responsável legal ou instituição. Não devem conter informações que possam identificar o paciente. Introdução: contextualizar de forma breve e clara a temática estudada (deixando claro o que há de particular no caso descrito) com referenciais atualizados. Objetivo: deve ser claro, conciso e descrito no tempo verbal infinitivo. Método: tipo de estudo, local e período do estudo, seleção do caso, coleta e análise de dados, aspectos éticos e número do CAAE (obrigatório) ou citação do termo de autorização. Descrição de caso: descrever o caso ou a situação assistencial única não planejada com suas especificidades, bem como achados clínicos, diagnóstico, intervenções e desfechos. Considerações finais: deve responder os objetivos propostos. Contribuições e implicações para prática: expressar as considerações sobre as implicações teórico-práticas.

Descritores: mínimo um e no máximo três descritores em saúde (no idioma do resumo) que permitam identificar o assunto do resumo de acordo com os Descritores em Ciências da Saúde da Biblioteca Virtual em Saúde http://decs.bvs.br/

Referências: mínimo uma e no máximo três e devem ser apresentadas no texto e nas referências em estilo Vancouver devidamente citadas no corpo do texto.

  • Relato de experiência: são relatos que descrevem sobre o conhecimento ou aprendizado obtido por meio da prática ou vivência assistencial individual/pessoal ou coletiva, autor(es) do resumo, que apresentam relevância para a profissão ou que possam contribuir significativamente para o avanço do conhecimento. Estes resumos podem dispensar aprovação de um Comitê de Ética em Pesquisa (CEP), porém os autores deverão verificar a adequação ética das questões relativas à obtenção do consentimento e preservação da privacidade dos envolvidos. Introdução: contextualizar de forma breve e clara a temática estudada com referenciais atualizados. Objetivo: deve ser claro, conciso e descrito no tempo verbal infinitivo. Método: tipo de estudo, local, e período do estudo, e caracterização da amostra. Relato da experiência: descrever o conhecimento ou o aprendizado advindo da prática ou vivência assistencial individual/pessoal ou coletiva, com suas especificidades.

Considerações finais: deve responder os objetivos propostos. Contribuições e implicações para prática: expressar as considerações sobre as implicações da experiência relatada.

Descritores: mínimo um e no máximo três descritores em saúde (no idioma do resumo) que permitam identificar o assunto do resumo de acordo com os Descritores em Ciências da Saúde da Biblioteca Virtual em Saúde http://decs.bvs.br/

Referências: mínimo uma e no máximo três e devem ser apresentadas no texto e nas referências em estilo Vancouver devidamente citadas no corpo do texto.

  • Práticas institucionais inovadoras ou Relatos de inovação: trata-se da descrição de novas práticas ou rotinas de unidades ou serviços cujos autores participaram da concepção e desenvolvimento, e que apresentem relevância para a instituição e para a prática assistencial. Estes resumos podem dispensar aprovação de um Comitê de Ética em Pesquisa (CEP), porém os autores deverão verificar a adequação ética das questões relativas à obtenção do consentimento e preservação da privacidade dos envolvidos. A autorização da divulgação dos resultados da prática ou rotina é de responsabilidade dos autores. Introdução: contextualizar de forma breve e clara a temática relacionada à prática inovadora com referenciais atualizados com a utilização de um marco teórico de referência. Objetivo: deve ser claro, conciso e descrito no tempo verbal infinitivo. Método: descrever as estratégias utilizadas para o desenvolvimento da prática inovadora, incluindo descrição do contexto, local e dos procedimentos empregados. Resultados: apresentar a inovação, com suas especificações. Considerações finais: deve responder os objetivos propostos. Contribuições e implicações para prática: expressar as considerações sobre as implicações teórico-práticas da inovação.

Descritores: mínimo um e no máximo três descritores em saúde (no idioma do resumo) que permitam identificar o assunto do resumo de acordo com os Descritores em Ciências da Saúde da Biblioteca Virtual em Saúde http://decs.bvs.br/

Referências: mínimo uma e no máximo três e devem ser apresentadas no texto e nas referências em estilo Vancouver devidamente citadas no corpo do texto.

  • Para concorrer ao prêmio de pesquisa os autores deverão optar no momento da submissão do trabalho no site do evento a categoria: prêmio em pesquisa.
  • Em relação ao item 5 para o resumo expandido o limite é de 10.000 caracteres com espaço.
  • Título: com no máximo 150 caracteres com espaço.
  • As regras do resumo expandido são as mesmas dos resumos para Pôster (itens 5 e 6), entretanto poderá ser adicionada discussão e elementos gráficos (figuras/tabelas/quadros/gráficos), serão aceitos até 2 elementos gráficos que deverão ser anexadas em pdf e citadas no corpo do texto.
  • Será obrigatório a indicação do número CAEE do parecer consubstanciado de aprovação da realização do trabalho emitido pelo Comitê de Ética (CEP) institucional no corpo do resumo expandido; além do envio do parecer anexo durante a submissão do trabalho no site do evento.
  • Serão aceitos somente trabalhos de pesquisa originais e inéditos, ainda não apresentados em outros congressos. E não poderá concorrer ao prêmio trabalhos já publicados em periódicos nacionais ou internacionais.
  • Resumos fora da padronização não serão considerados para análise.
  • Resumos que identifiquem os autores ou instituições na descrição da metodologia ou em qualquer outra seção do texto não serão aceitos.
  • Serão selecionados os cinco melhores trabalhos para apresentação oral para comissão julgadora do prêmio, para escolha dos trabalhos que serão premiados.
  • A apresentação oral ocorrerá presencialmente durante a programação do evento, sem possibilidade de alteração do cronograma de apresentação. A ordem de apresentação oral não poderá ser modificada e seguirá a ordem alfabética dos títulos dos trabalhos, será divulgada até 09/agosto/2024.
  • Os demais trabalhos não selecionados para a apresentação oral serão encaminhados para apresentação como Pôster, se assim concordarem os autores. Neste caso, o autor relator será contatado para mais orientações e para o envio do texto resumido para o Pôster.
  • A comunicação dos trabalhos selecionados para a apresentação oral será publicado no site do evento até 25/junho/2024, junto com o template e regras para apresentação oral.
  • Os melhores trabalhos serão premiados:

1º Lugar: Premiação de R$ 2.000,00 e certificado como “1º Lugar no Prêmio de Pesquisa Profª Débora Feijó Vieira do III Congresso Internacional de Enfermagem em Terapia Intensiva – CIETI e IX Congresso Latino-americano de Enfermagem Crítica”.

2º Lugar: Premiação de R$ 1.000,00 e certificado como “2º Lugar no Prêmio de Pesquisa Profª Débora Feijó Vieira do III Congresso Internacional de Enfermagem em Terapia Intensiva – CIETI  e IX Congresso Latino-americano de Enfermagem Crítica”.

3º Lugar: Uma inscrição para o IV CIETI e certificado como “3º Lugar no Prêmio de Pesquisa Profª Débora Feijó Vieira do III Congresso Internacional de Enfermagem em Terapia Intensiva – CIETI  e IX Congresso Latino-americano de Enfermagem Crítica”.

 4º Lugar: Certificado como “4º Lugar no Prêmio de Pesquisa Profª Débora Feijó Vieira do III Congresso Internacional de Enfermagem em Terapia Intensiva – CIETI  e IX Congresso Latino-americano de Enfermagem Crítica”.

 5º Lugar: Certificado como “5º Lugar no Prêmio de Pesquisa Profª Débora Feijó Vieira do III Congresso Internacional de Enfermagem em Terapia Intensiva – CIETI  e IX Congresso Latino-americano de Enfermagem Crítica”.

  • O certificado será disponibilizado em formato digital por e-mail, a comissão organizadora não se responsabiliza por mensagens não vistas na área de spam.
  • O não pagamento do evento e a não apresentação presencial no evento do trabalho científico implicará no não fornecimento do certificado e não publicação nos anais do evento.

os membros da Comissão Científica do III Congresso Internacional de Enfermagem em Terapia Intensiva – CIETI e IX Congresso Latino-americano de Enfermagem Crítica, Diretoria da ABENTI e Departamento de Enfermagem da AMIB.

 Os Anais do III Congresso Internacional de Enfermagem em Terapia Intensiva – CIETI e IX Congresso Latino-americano de Enfermagem Crítica serão publicados, em formato digital, no site da ABENTI, com registro no ISSN.

Situações que não estejam previstas no presente regulamento serão resolvidas pela Comissão Científica do III Congresso Internacional de Enfermagem em Terapia Intensiva – CIETI e IX Congresso Latino-americano de Enfermagem Crítica.

                Dúvidas enviar e-mail para adm@planoapp.com.br ou pelo link: https://cieti.com.br/contato/  

Prazos

Início da submissão dos resumos

01/05/2024

Prazo final para submissão dos resumos

27/06/2024

Resultado da avaliação dos resumos

25/07/2024

Prazo final para pagamento da inscrição dos autores relatores no evento

31/07/2024

Publicação do cronograma de apresentações dos Pôsteres e das apresentações orais (prêmio)

09/08/2024

São Paulo, 27 de março de 2024.

Enviar Mensagem
Scan the code
Olá
Podemos ajudá-lo(a)?